Crédito das fotos: Karen R. Igari

Crédito das fotos: Karen R. Igari

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Como anda o seu tempo?

A melhor maneira de otimizar o seu tempo é parando. É isso mesmo! Pause o que está fazendo e respire fundo até acalmar-se e sentir-se alinhado ao seu momento presente. Parece que dessa forma, você estará desperdiçando muito tempo, não é mesmo? Mas não está!

Apesar da maioria das pessoas acreditar que é entrando no automático que as tarefas são cumpridas de modo mais rápido, é a partir de um planejamento que será possível potencializar o tempo, utilizando-o de um jeito inteligente e dando-lhe o devido valor.

Muitos reclamam da falta de tempo e do excesso de funções, mas poucos param para analisar e refletir como podem melhorar sua situação. O tempo é precioso, e como todos nós sabemos (e, às vezes, lamentamos), não é recuperável.

É por isso que parar por um instante é tão importante quanto cumprir a agenda lotada de compromissos e afazeres, cujos prazos são curtíssimos. Algumas pessoas têm certa repulsão quando se fala em organização, entretanto, esse é o pulo do gato pra quem deseja chegar ao fim do dia e sentir aquela coisa gostosa de dever cumprido.

Assim, aos adeptos dos tradicionais “papel e caneta”, aconselho que liste todos os afazeres do dia, que precisem realmente ser executados naquele dia. Cuidado com a empolgação e acabar colocando itens demais! Considere as horas que você tem e distribua as atividades. E a cada tarefa cumprida, risque-a do papel. Aliás, essa é a parte mais deliciosa, acredite! Ah, mas não precisa ser tão metódico com os horários, porque isso também gera uma pressão um tanto estressante...

Os mais moderninhos poderão contar com os aplicativos de celular, com a agenda do Google, com o próprio Excel, enfim, use a ferramenta que seja mais confortável e prática para você.

O importante mesmo é poder visualizar aquilo que precisa ser feito no decorrer do dia. Isto fará com que você não se perca nas atividades, esquecendo uma ou outra, ou gastando tempo demais num único afazer. Além, é claro, de poder chegar ao fim do dia dando aquele suspiro bem profundo de satisfação por ter feito o seu dia render.

Agora, caso acabe perdendo-se um pouco, deixando de cumprir algum item da listinha, não se frustre! Afinal, a vida também tem seus imprevistos. Então tenha jogo de cintura, faça da melhor forma aquilo que estiver ao seu alcance e seja feliz...


Um forte e fraterno abraço...


(Karen Igari)

Foto particular - KRI: foto tirada na Bahia
Foto tirada na Bahia, em 01/2015.