Crédito das fotos: Karen R. Igari

Crédito das fotos: Karen R. Igari

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Conectado na internet e desconectado com o agora

Eu não sei você, mas fico me questionando quando foi que começou toda essa necessidade quase que incontrolável de estar conectado sempre: ou é aquele som de notificação do celular apitando a todo instante, ou o vício de conferir o que anda rolando nas redes sociais.

Tudo parece ter se transformado em “caso de emergência”. Nada pode esperar, nada pode ser deixado para depois, mesmo que esse depois se resuma num aguardo de quinze minutos.

O imediatismo é a palavra perfeita para nomear o mau hábito que estamos adotando, já que preferimos ficar ausentes de onde estamos e com quem estamos para conectarmos com alguém pelo celular, e, na maioria das vezes, para dizer ou receber coisas banais.

Não estou dizendo que devemos dispensar essa ferramenta tão bacana que temos à mão, afinal, saber que podemos entrar em contato com qualquer pessoa e na hora que precisamos é algo sensacional. O problema é o uso desenfreado dessa tecnologia, que nos ajuda a conectar com o mundo, mas desconectar com o momento presente, com o agora, com a nossa própria vida, conosco mesmo... É saber tudo o que anda rolando por aí, mas não ter a menor noção e nem percepção do que anda acontecendo a um palmo do nariz.

Acho muito sábio e sensível da parte daqueles que sabem usufruir dos benefícios dessa fácil acessibilidade, como, por exemplo, enviando uma mensagem ou uma foto bem bacana (ou o que preferir) a alguém especial, como àquele amigo que sempre foi seu brother e que anda precisando de um incentivo, a sua esposa que está sobrecarregada e está necessitando de uma palavra amável, ao seu irmão que vem lutando para passar no concurso público e tem necessitado descontrair um pouco para ganhar um gás, .... Entendeu o espírito da coisa?!

Agora, tudo bem dar aquela olhadinha no celular, mas cuidado para que essa espiadinha não tome todo o seu tempo, que é tão precioso. Priorize aquilo que realmente é importante pra você, que vai agregar, que pode ajudar no seu aprendizado, no seu amadurecimento e na sua evolução. Que faça valer o seu tempo, que mereça o seu tempo...

Viva mais o seu agora. Esteja presente, de verdade. Conecte-se consigo mesmo, porque essa conexão é o que guiará os seus passos, que mostrará o mundo a você, que o levará a viver esse mundo. Olhe mais para dentro de si, ao invés, para telinha do seu celular, porque só se vive intensamente o momento presente estando de verdade no agora. Pare de olhar tanto para o mundo e viva mais o mundo. Pense nisso...


Um forte e fraterno abraço...


(Karen Igari)

Foto particular - KRI: foto tirada na Serra da Canastra
Foto tirada em Serra da Canastra, em 01/2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário!