"Dar boas gargalhadas em meio a situações difíceis ou que causem dor pode reduzir o desconforto. A explicação tem fundo científico, deixando de ser crendice popular: a cada sorriso, o cérebro é induzido a produzir e liberar betaendorfina e serotonina, neurotransmissores relacionados às sensações de prazer e bem-estar, além de serem potentes analgésicos naturais.
"Essas substâncias pertencem ao grupo dos opioides, tais como a morfina. O riso também favorece a liberação de dopamina, a qual eleva o estado de ânimo. Além disso, durante a risada, há redução da liberação de substâncias relacionadas ao estresse, tais como o hormônio cortisol e a adrenalina", explica o neurologista especialista em Neurocirurgia da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Francinaldo Gomes.
Segundo o médico de família e diretor de comunicação da Sociedade de Medicina de Família e Comunidade, Ademir Lopes Júnior, alguns estudos científicos sugerem que o riso traz outros benefícios para a saúde, como proteção contra o câncer e doenças cardiovasculares, além de estar relacionado à longevidade."
(Sandhra Cabral - trecho de "Rir é o melhor remédio", em: Revista Supervarejo, agosto 2014)
![]() |
Foto tirada em Caraguatatuba, em 01/2014. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário!