Crédito das fotos: Karen R. Igari

Crédito das fotos: Karen R. Igari

quarta-feira, 11 de junho de 2014

"Pescador: um exemplo de felicidade" - Da série 'Um lugar, uma história'

Eu quis muito ter uma casa na praia, acordar com o barulho do mar, abrir a janela e admirar uma paisagem assim.
Eu também quis morar no campo, bem no alto da montanha, dormir com os grilos, levantar com os passarinhos.
Lamentei não ter dinheiro para viajar sem destino, sem data de partir, sem dia para voltar.
Eu queria descobrir o mundo e encontrar o paraíso.
Desejei não ter contas pra pagar, me livrar do trabalho, sonhei com um cartão de créditos sem limites.
Eu queria comprar, acumular, ter, para então ser feliz.
Passei muito tempo tentando enxergar lá na frente, as vezes eu pressentia, a felicidade estava quase ao meu alcance na próxima esquina, mas quando eu chegava, ela já havia se mudado pra mais longe, então era preciso correr e me esforçar ainda mais.
Até que por estes dias, encontrei pelo meu caminho, seu Avelino, o pescador.
Nunca desejou as mesmas coisas que eu, felicidade pra ele sempre foi plantar, colher o almoço no quintal, acordar de madrugada, navegar no barquinho, voltar com meia dúzia de peixes, fazer a própria comida, e no dia seguinte começar de novo, vive assim há 85 anos.
De uns tempos pra cá, a doença na vista o impede de sair pra pescar, também de plantar e de colher. Mas ainda assim, ele abre a janela e um sorriso todas as manhãs. Nunca viajou, mas encontrou o seu paraíso.
É a casinha de madeira no alto da montanha e de frente para o oceano, em uma praia deserta de Peruíbe.
Dorme com os grilos, acorda com os passarinhos, é amigo das flores e dos animais, e diz que conhece plantas milagrosas.
Talvez alguém ainda ache que o pescador não tenha nada, sem investimentos em bancos, sem cartão de créditos e tão pouco celular.
Mas o que ele tem lhe basta, a felicidade agora pra ele é passar o dia assim a admirar a paisagem, dormir e acordar ao som do mar.
Seu Avelino não é diferente de ninguém, como eu e você, ele segue a vida, compõe sua história e vai tocando em frente.
Mas sabe que em qualquer tempo e caminho qualquer um de nós, carrega em si "o dom de ser capaz de ser feliz."


(Rosana Valle - TV Tribuna)


Foto tirada em Caraguatatuba
Foto tirada em Caraguatatuba, em 06/2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário!