Crédito das fotos: Karen R. Igari

Crédito das fotos: Karen R. Igari

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

"Uma história genial - quanto vale o seu serviço?"

Algumas vezes, é um erro julgar o valor de uma atividade, simplesmente, pelo tempo utilizado para realizá-la. Um bom exemplo, é o caso do técnico em informática que foi chamado para consertar um computador gigantesco e extremamente complexo. Um computador que valia 12 milhões de dólares. Sentado em frente ao monitor, apertou umas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo a si mesmo e desligou o aparelho.
Tirou de seu bolso uma pequena chave de fenda, e girou uma volta e meia um minúsculo parafuso. A seguir, religou o computador e verificou o seu perfeito funcionamento. O presidente da companhia ficou encantado e se dispôs a pagar a conta imediatamente. "Quanto é que lhe devo?", perguntou. "São mil dólares pelo serviço realizado", respondeu o técnico. "Mil dólares? Mil dólares por alguns momentos de trabalho? Mil dólares por apertar um simples parafuso?", disse o presidente, indignado. "Eu sei que meu computador custa 12 milhões de dólares. Mas mil dólares é uma quantia absurda! Farei o pagamento, desde que você me envie uma fatura detalhada que justifique o preço que você está cobrando". O técnico confirmou com a cabeça o pedido e se foi. Na manhã seguinte, o presidente recebeu a fatura. Leu a nota com cuidado, balançou a cabeça e resolveu pagá-la no ato, sem pestanejar. Na fatura estava escrito: "Detalhe dos serviços prestados - Apertar um parafuso: 1 dólar. Saber qual parafuso apertar: 999 dólares". Pois é, minha gente, essa é uma lição pra não esquecer: Ganha-se pelo que se sabe e não somente pelo que se fez!


(Autor desconhecido)

Foto tirada em Iporanga
Foto tirada em Iporanga, em 09/2013.